A sinopse do livro começa com:
"Este livro é composto por 500 textos com os relacionamentos como tema central. Pretende expor as angústias pelas quais todos passamos mas também, e acima de tudo, invocar o amor pelo próximo e por si mesmo. Este livro tem o poder de mudar a forma como nos relacionamos com os outros e como encaramos a vida. Quem absorver cada uma das suas palavras será uma pessoa mais forte e confiante quando chegar à última página."
Estava realmente muito expectante em ler um livro de Raul Minh'alma, mas confesso que não esperava que o livro se tornasse repetitivo em alguns dos casos. Existem duas passagens por página, mas não há conexão entre elas, ou seja, parecia que estava a ler um livro que não tinha nexo algum, passagens soltas.
É claro que são cativantes... na altura. Mas depois de ler umas dez, já não me lembrava das anteriores e o li o livro todo desta maneira. Quando cheguei a meio, estava frustrada porque já não estava a acrescentar algo de novo. As palavras começam a soar repetitivas e cansativas. Quando parece que há um texto que traz algo de novo, há outro mais à frente que vai mencionar esse mesmo assunto.
Isso não quer dizer que o livro seja uma seca total. Mas não é o género de livro que se possa ler a um ritmo normal. Este é o outro motivo pelo qual não é o meu género de livro: gosto de livros que possa ler de uma maneira "corrida", que me façam refletir mas que não peçam que lhes pegue todos os dias porque fico cansada. Gosto de livros que tenham boas personagens, que contem histórias, que me façam sentir que conheço essas personagens. Mas este livro trouxe mil personagens e não senti a proximidade que costumo sentir com elas. Por vezes, há esse sentimento, por mais pequena que seja a história, mas tal não foi o caso. A repetição de temas, mais uma vez, não me agradou.
Por isso, não creio que recomende este livro a alguém que tenha que cumprir um objetivo de leitura. Tem que ser um livro que tenha que se ler ao longo de um ano, para a cabeça ter tempo de esquecer alguns detalhes para conseguir realmente absorver toda a informação.
Sem comentários:
Enviar um comentário