Quando comecei a ler este livro, pouco ou nada me lembrava do primeiro. Tive que ler alguns resumos para me lembrar das personagens. Muitas pessoas tinham a expectativa de que este livro fosse ainda melhor que o anterior, mas acho que é apenas diferente. Se o primeiro estava cheio de intriga e algum drama familiar, este livro está cheio de ação. Porém, não creio que preencha um requisito necessário a todos os livros bons: o desenvolvimento pessoal das personagens principais.
O livro é, certamente, cheio de ação e traições, mas não vi as personagens a evoluírem de um ponto de vista emocional, apenas estratégico. Das personagens principais, ou seja, Mare, Maven e Cal, nenhum deles tem algum momento em que questione o que está a fazer de modo a mudar algo a nível pessoal. Mare é uma personagem que está em "modo sobrevivência" e, portanto, tem que seguir em frente, que se danem as consequências. Cal, para grande surpresa minha, ficou calado a maioria do livro, apenas demonstrando que estava ali porque era visto a pilotar o avião e a guiar os outros. E Maven aparecerá mais no terceiro livro da saga (pelo menos, é o que o título do terceiro livro indica).
Em relação aos outros personagens, temos aqui a consequência deste livro ser narrado apenas do ponto de vista de Mare e, devido aos momentos recheados de ação, mal consegue observar o desenvolvimento dos que a rodeiam.
E agora, falemos da componente que enche estas páginas como poucos conseguem: cenas e cenas de ação que nunca mais acabam e que têm sentido. Realmente, cada virar de página era uma surpresa, cada uma mais impressionante que a outra porque não sabia o que ia acontecer a seguir. O lema do livro e da nossa personagem principal é de que qualquer pessoa pode trair qualquer um e isso vê-se espelhado nas traições que não eram traições, nas traições que o eram de verdade e nas palavras amigáveis que tinham uma faísca de mistério e que demonstravam esperança quando, na verdade, ela não estava lá.
Creio que é um livro que preenche os requisitos de um bom livro mas não deixa a sua marca como outros livros o fazem.
Sem comentários:
Enviar um comentário