23 de julho de 2018

Maratona de Leitura: MLPalavras de Verão

Encontrei recentemente no blog So Happy With Less uma maratona de verão que gostaria de fazer. Por causa da faculdade, não consegui tirar um tempinho antes e dedicar-me a esta investigação, mas está na hora. Adoro maratonas de leitura porque motiva-me sempre a acabar os meus objetivos. Como já tenho quase 70 livros que ainda não li na estante, acho que chegou a hora de começar a dedicar-me a isso. 

Vamos lá a isso. 

Esta maratona já começou no dia 22 de junho e acabará no dia 22 de setembro e foi criada pela Roberta do blog Flames e pela Cristina do blog Linked Books.

1 ÁGUA - Ler um livro que tenha elementos de água na capa - A Ilha das Quatro Estações, de Marta Coelho (LEITURA CONCLUÍDA EM SETEMBRO)




2 AMIGOS/FAMÍLIA - Ler um livro emprestado ou recomendado por um amigo ou por um familiar - A Estranha Ordem das Coisas, de António Damásio

3 ANIVERSÁRIOS/FESTAS/BAILARICOS - Ler um livro que te foi oferecido ou que gostarias que te tivessem oferecido Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago (LEITURA CONCLUÍDA EM SETEMBRO)




4 AVENTURAS/COMBOIO/ PASSEIOS - Ler um livro de um género literário que nunca leste ou que raramente lês - La tumba de Colón, de Miguel Ruiz Montáñes (LEITURA CONCLUÍDA EM JULHO)

5 AZUL - Ler um livro cuja capa seja maioritariamente azul - The Lady of the Rivers, de Philippa Gregory (LEITURA CONCLUÍDA EM AGOSTO)

6 CAIPIRINHA - Ler um livro de um autor brasileiro ou cuja acção decorra no Brasil - A verdade e as mentiras de Ella Black, de Emily Barr (LEITURA CONCLUÍDA EM AGOSTO)




7 CALOR - Ler um romance, uma história de amor, ou um livro erótico - A todos os razes que amei, de Jenny Han(LEITURA CONCLUÍDA EM AGOSTO)

8 CAMPO/RIOS/SERRAS/ - Ler um livro cuja acção decorra maioritariamente na natureza, ou cuja capa tenha elementos de natureza - Para lá do inverno, de Isabel Allende

9 CHURRASCO/GRELHADOS/CONVÍVIOS/ESPLANADAS - Ler um livro cuja capa ou título tenha coisas de comer ou de beber - Ainda não sei

10 COR - Ler um livro com tema LGBT - Ainda não sei

11 DESCANSO - Ler um livro que já andes para ler há muito tempo - Vitória, de Daisy Goodwin (LEITURA CONCLUÍDA EM AGOSTO)




12 DIVERSÃO - Ler um livro do teu género preferido - Ventos do Norte, de David Anthony Durham (LEITURA CONCLUÍDA EM AGOSTO)

13 FÉRIAS - Ler um livro com menos de 100 páginas - O Pincipezinho, de Anthoine de Saint Exupéry (LEITURA CONCLUÍDA EM SETEMBRO)

14 GARGALHADAS/BOA DISPOSIÇÃO - Ler um livro de humor, cómico ou divertido - A Arte Subtil de Saber Dizer Que Se F*da, de Mark Manson




15 LIVROS/LER - Ler um livro de um dos teus autores favoritos - An Illustrated History of Notable Shadowhunters and Denizens of Downworld, de Cassandra Clare

16 MAR/PESCADORES/PASSEIOS DE BARCO - Ler um livro cuja capa tenha um qualquer animal aquático - Ainda não sei

17 NOITADAS/NOITES NA RUA - Ler um livro "de vampiros", de terror, um livro "negro" ou um livro cuja capa seja maioritariamente preta - Stefan's Diaries: The Asylum, de Kevin Williamson e Julie Plec




18 PAZ - Ler um livro com a palavra Paz no título, ou cujo título tenha letras com as quais se pode formar a palavra "Paz" - Ainda não sei

19 SANGRIA - Ler um livro de um autor espanhol ou cuja ação se desenrole em Espanha - Las puertas del infinito, de José Antonio Cotrina

20 SOL - Ler um livro cuja capa seja maioritariamente amarela, com “Sol” no título, ou cujo título tenha letras com as quais se pode formar a palavra "Sol" - Glass Sword, de Victoria Aveyard (LEITURA CONCLUÍDA EM SETEMBRO)

21 VIAGENS/REGRESSO AO PAÍS DE ORIGEM - Ler um livro passado num país que já visitaste, que gostarias de visitar, ou passado no teu país natal - The King's Curse, de Philippa Gregory






DESAFIOS EXTRA
(A cada desafio acresce 25 páginas)

PRAIA/PISCINA
Tirar uma foto na praia ou na piscina com o livro que estão a ler no momento.

ALEGRIA/SORRISOS/FELICIDADE
Tirar uma foto que mostre como os livros te fazem sentir feliz!

PIQUENIQUES
Tirar uma foto do teu livro a fazer um piquenique.
Elementos obrigatórios da foto: uma toalha de piquenique e o teu livro do momento.

AR LIVRE/CÉU AZUL
Troca um livro numa cabine de leitura, requisita um livro numa biblioteca ao ar livre ou compra um livro numa feira de rua/banca ou quiosque. Valem outras modalidades desde que consigas obter um livro na rua e que tires foto para comprovar esse feito.

GELADOS
Foto com o teu gelado preferido (ou um dos...) e o livro do momento.



- Só se pode ler 1 (UMA) graphic novel, mangá ou banda desenhada.
- A "leitura" de AudioBooks está também limitada a 1 (UM) AudioBook.
- Cada livro conta apenas para 1 (UM) desafio (ou seja, o mesmo livro não pode ser contabilizado para 2 desafios diferentes).
- Terminada a maratona, o participante terá até ao dia 30 de Setembro para fazer o update e publicar ou enviar-nos a informação (este ficheiro preenchido) para se poder habilitar a ganhar um dos prémios.
- Atenção: nesta maratona haverá apenas UMA volta. A pessoa, quando terminar todos os desafios, NÃO pode recomeçar a maratona, MAS poderá substituir as leituras realizadas. Por exemplo, se já tiver completado uma categoria com um livro de 100 páginas, pode voltar a cumprir o desafio com outro livro de número superior de páginas (Só o livro com maior número de páginas irá contar).
- Quem conseguir fazer todos os desafios (gerais e extras) ganha um bónus de 250 páginas lidas.



18 de julho de 2018

Opinião: The Infernal Devices, de Cassandra Clare

Atenção: Este review irá conter spoilers





A trilogia The Infernal Devices conta com três livros: Clockwork Angel, Clockwork Prince e Clockwork Princess. Estamos no século XVIII, em Londres, e podemos ver que temos aí um grande elemento que faz parte da história: a cidade em si. 

Não é por acaso que esta trilogia é considerada uma das melhores de Cassandra Clare.

O primeiro volume começa com algumas das cenas mais arrepiantes, cenas essas que contêm a história da nossa heroína, Tessa Gray. Afinal, ela é o impossível, algo nunca antes visto no mundo dos Caçadores de Sombras. É logo aqui, quando pensamos que a nossa protagonista vai morrer, que o destino decide introduzir Will e Jem, que a salvam. 

Porém, o mistério que envolve Tessa é um mistério em si ao longo da trilogia, algo que fica de certo modo para segundo plano porque em primeiro lugar estão os Infernal Devices.


Esses quase robots, que são completamente assustadores e que estão muito bem descritos no livro, são os monstros principais que os Caçadores de Sombras do Instituto de Londres têm que enfrentar.

Como personagens principais temos então a Tessa, o Jem e o Will. Formam assim o triângulo amoroso, um ponto que eu considerei já demasiado saturado e explorado noutros livros e que não trouxe nada de novo ao mundo literário. É claro que a criação de um triângulo amoroso traz sempre alguma tensão, mas não vi tal coisa, apenas as indecisões quase infantis de Tessa, que não sabia qual deles escolher e que, no fim, acabou com os dois. 

As personagens secundárias eram todas interessantes e as narrativas paralelas que enfrentavam eram tão boas como a narrativa principal, o que fez com que eu virasse cada página sem saber o que esperar. Acredito que as personagens são o que movem a história e esta trilogia é o exemplo perfeito disso. Uma das minhas favoritas foi, claro, a de Charlotte Branwell, tão nova e com tanto poder em cima. Creio que a sua luta seria realmente algo digno de um livro só em si!

Como todos os livros de Clare, este também está cheio de ação, com momentos arrepiantes e outros de tirar a respiração. Como não é obrigatório ler os livros da saga que acontece duzentos anos depois, Clare tem atenção aos pequenos detalhes que explicam bastante bem o mundo dos Caçadores de Sombras, sem colocar demasiada informação, mas dando-nos essa informação ao longo do tempo e à medida que nos embrenhamos mais no mundo. 

O último livro foi o fechar de um ciclo e é claro que existem muitos elementos que se cruzam com a saga que acontece dois séculos depois, The Mortal Istruments.


Pessoalmente, tenho um carinho muito especial por esta trilogia porque comecei a lê-la quando ainda estava em Londres e até tive a oportunidade de visitar o "Instituto" de Londres, que é uma igreja completamente colocada de lado, no meio de uma cidade que cresceu à sua volta e que contém imensa história. 

Vale a pena ler esta trilogia, para quem é fã de Cassandra Clare, mas para também quem não é e deseja ler algo que seja considerado YA e que também contenha algum romance histórico (porque nada é tão histórico como Londres no século XIX) estes são os livros perfeitos. 




©AnaTheresaC

17 de julho de 2018

GoodReads Reading Challenge (2018) - A meio caminho (15/30)

Aqui estão mais cinco livros que li para alcançar o objetivo deste ano, que é ler 30 livros.
Se quiserem ver mais sobre como este ano está a correr, aqui estão os 5/30 e os 10/30.

11 - PS, I Love You, de Cecelia Ahern

Tenho que admitir que, apesar de ter gostado, não amei este livro. Tive alguns problemas com a maneira de falar das personagens, que não parecia real e até mesmo com a descrição que por vezes era um pouco pobre em detalhe e em atenção. A ideia estava lá e surtiu efeito, mas creio que o livro podia ter sido ainda melhor.



12 - Letras Escarlates, de Anne Bishop

Este vai já para a lista dos meus favoritos de sempre! É um livro cheio de detalhe com uma boa história e, melhor ainda, tem continuação!



13 - Uma Vida Muito Boa, de J.K. Rowling

Confesso que jamais teria comprado este livro, mas como me foi oferecido, li-o. Em 15 minutos. Não adiciona nada de novo para quem já viu documentários sobre esta autora. Este livro trata-se a tradução do discurso que fez para a festa de formatura na Universidade de Harvard.


14 - After (Livro 1), de Anna Todd

Não me lembro de alguma vez ter dado uma estrela a um livro. Mas este livro levou, sem dúvida alguma esta estrela. Para além da história ser bastante repetitiva, passa uma mensagem muito má e que pode levar a adolescentes a tomarem certas ações de forma incorreta.


15 - Que Farei Com Este Livro?, de José Saramago

Trata-se de uma peça de teatro escrita pelo Nobel sobre as aventuras  que Luís de Camões teve para publicar a sua epopeia. Tenho sempre um carinho especial no que toma aos livros do Saramago, mas este surpreendeu-me mais do que estava à espera.


Os livros para 2019

Novo ano significa novas leituras! Porém, este ano decidi fazer uma coisa um bocadinho diferente. No outro dia olhei para a minha estante e ...