21 de fevereiro de 2017

GoodReads Reading Challenge 2017: Os primeiros 5 (5/35)

Já estamos quase no final de mês de fevereiro, o que significa que por esta altura estou com um livro de avanço, o que não é muito bom considerando que ainda tenho três meses para acabar a faculdade (e com isso vem também o projeto final de licenciatura).

Mas aqui estão os primeiros cinco:

1 - A Gathering of Shadows, de V.E.Schwab


Mais uma vez, esta escritora volta a surpreender-me pela positiva. Não sei como é que ela faz, mas cada vez que leio um livro dela consigo ver sempre como os personagens estão a evoluir, mas também a sua escrita e a capacidade de enredo.

2 - Sentir, de Cristina Ferreira


Um dos meus livros de presente de Natal. Gostei muito do seu livro, é muito ela, sabem? Gostei da maneira como ela contou as suas histórias e as histórias dos seus de uma maneira leve mas sentida, que a tornou na mulher que hoje é.

3 - Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões


Um dos clássicos da Língua Portuguesa que agora já não me mete medo porque não tenho que o ler porque tenho que estudar. Fiquei bastante surpreendida com algumas passagens devido ao seu tom altamente discriminatório que definitivamente não se enquadra no mundo em que hoje vivemos (mas que infelizmente continua a existir).

4 - The Lost Hero, de Rick Riordan


Ora aqui está uma história que não conta com Percy Jackson como personagem principal, o que deu um ar de mistério bastante interessante ao livro e a sua revelação final foi inesperada mas deixa um gosto de querer mais: felizmente, há mais quatro para ler!
Li este livro em formato audiobook, e tenho que dizer que o narrador era bastante bom!

5 - The Girl on the Train, de Paula Hawkins


Já sabia quem tinha matado quem desde a página 150! Talvez seja a minha costeleta Sherlock, sei lá eu. Mas o motivo pelo qual aquela pessoa foi assassinada é que foi mais interessante apesar de, agora que olho para trás, um pouco mundana demais.

2 de fevereiro de 2017

No mês de janeiro...

O primeiro mês de 2017 traz algumas novidades... menos filmes e mais séries.

Filmes:

Vi The DUFF, um filme que é repleto de clichés, mas não deixou de ser fofo.


Vi Manchester by the Sea, um filme tenso que não tem nada de alegre e honestamente, acho que não tem o potencial para um Óscar. Muitos dos personagens não foram devidamente desenvolvidos, mas Casey Affleck realmente faz um papel extraordinário.


Séries:

Já estou na sexta temporada de Gilmore Girls e tenho que admitir que está a ser cada vez mais difícil ver este lado não tão bom da Rory. Para além disso, Lorelai está a começar a irritar-me com o seu jeito de sempre evitar perguntas que na verdade só lhe dariam mais profundidade como personagem.


Estou na terceira temporada de Black Mirror, já vi o terceiro episódio e tenho que dizer que esta série toca em tudo o que há de errado na nossa sociedade.


Tenho The Flash em dia! Finalmente! Já estou a par de Killer Frost, do Flashpoint, mas não posso deixar de comentar acerca do papel de Tom Felton nesta temporada: as referências a Harry Potter estão a matar-me! Num mundo alternativo, Draco Malfoy afinal era um cientista!



Vi os primeiros episódios de Ouro Verde, a nova novela da TVI. Foram só os primeiros cinco, mas depois tive que a abandonar porque é muito difícil ver uma novela do início ao fim quando se trabalha e se estuda ao mesmo tempo. Se acompanhar uma série semanalmente já é difícil, acompanhar uma novela revela-se extremamente impossível.


Estou a acompanhar o Ministério do Tempo! A nova série da RTP é  sonho de qualquer fã de Doctor Who e de História. Para além disso, o facto de realmente focar na história de Portugal é algo inédito e que eu realmente gostei. A série terá, segundo li, quinze episódios, mas cada um deles traz algo de novo e é isso que eu gosto de ver nas séries!


Shadowhunters está de volta, com efeitos especiais muito melhores que na primeira temporada. O enredo é definitivamente diferente do livro (City of Ashes), mas creio que estão a levar alguns personagens a limites que nunca foram anteriormente vistos nos livros. Não que eu concorde com isso, mas acho que desde a primeira temporada ficou bem claro que a história seria diferente da dos livros.


Vi a quarta temporada de Sherlock, e tenho que dizer que esta temporada desiludiu-me redondamente. Nunca pensei que a série fosse tornar-se tão irrealista e tão pouco dedicada aos pequenos detalhes. Este último aspeto da série que fazia o efeito WOW em mim e desta vez esta temporada desleixou-me com isso.


Vi o primeiro episódio da segunda temporada de Jane the Virgin, já que estava disponível na Netflix em Portugal.


Livros:

Para a secção de livros, trago-vos apenas dois:

Sentir, de Cristina Ferreira, foi um livro muito leve e muito característico da apresentadora de televisão.


A Gathering of Shadows, de V.E.Schwab que, mais uma vez, surpreendeu-me. Considero que neste livro ela tomou mais atenção aos personagens do que ao enredo e gostei bastante de ver todos os personagens crescerem.

Os livros para 2019

Novo ano significa novas leituras! Porém, este ano decidi fazer uma coisa um bocadinho diferente. No outro dia olhei para a minha estante e ...